A balzaquiana Luana do Crato sobe ao palco do Teatro Chico Anysio

Tem gente que nasce para brilhar! É o caso de Luciano Lopes. Cearense do Cariri, nasceu conterrâneo de Padim Ciço, no Crato, região fértil em arte e cultura. É dele a criação de uma das personagens mais atuantes no humor cearense, a excepcional Luana do Crato.

Foi na figura de seu pai, um brincante da festa de malhação do Judas e da escola de samba de sua cidade, que o artista se inspirou, servindo então, como sua primeira referência. O velho gostava de cinema, cordel e tudo que envolvia a cultura de um modo geral.

 O ano de 1987  a SCAC – Sociedade de Cultura Artística do Crato, assistiu pela primeira vez o menino franzino e espilicute no espetáculo infantil O Patinho Preto, dirigido por Ricardo Correia.  Ele gostou da brincadeira, e, na sequência participou de vários outros espetáculos infantis: Pluft o fantasminha, A bruxinha que era boa, O auto da compadecida, O rapto das cebolinhas e O cavalinho azul.

O SURGIMENTO DA LUANA

A Luana teve a sua estreia em uma festa da prefeitura do Crato, na época do prefeito Antônio Primo. A convite do secretário de cultura Fernando Piancó, Luciano deu vida a personagem que lhe consagraria na arte de fazer rir. O ano era 1993.

 A princípio, Luana era só Luana. A mudança para Luana do Crato não foi por questão de superstição ou numerologia, mas sim, por sugestão do humorista João Neto, o Zé Modesto. Zé argumentou com Luciano que Luana do Crato ficava mais sonoro, além de identificar a personagem com suas origens. Luciano abraçou a ideia na hora. E deu no que tá dando: certo, até demais.

Em 2001, o matuto deixa seu torrão natal, e se pica para Fortaleza. Ao chegar na capital, passa a cursar o Colégio de Direção Teatral do Instituto Dragão do Mar. Neste período, a convite do humorista Paulo Diógenes (Raimundinha), deu início, oficialmente, a sua carreira no humor.

SE VIRANDO NOS 30

Para comemora os 30 anos da personagem Luana do Crato, o humorista preparou uma trilogia, dentro do Projeto “Ele é Ela com muito Humor”. O projeto tem três momentos distintos, mas que se completam. Durante o mês de abril, foi exibida no Shopping Benfica uma exposição com o acervo pessoal do artista. Ainda durante a exposição, teve a exibição, no Cinema do Benfica de um documentário, dirigido por Fram Paulo, cuidadosamente tratado, sobre a vida e a obra de Luciano Lopes.

Agora, para completar a tríade, a Luana invade o palco do Teatro Chico Anysio nos dias 1°, 2, 3 e 4 de agosto para mostrar num show construído especialmente para este momento, toda a sua irreverência e gaiatice. O Show é apoiado pela Lei Paulo Gustavo, via Secretaria da Cultura de Fortaleza (SECULTFOR). Para ter acesso ao espetáculo não haverá cobrança de ingresso. Será solicitado 1Kg de alimento não perecível.

O início está programado para as 20h; mas você pode chegar mais cedo, e aproveitar para conhecer o Museu do Humor Cearense, que fica no mesmo endereço do Teatro Chico Anysio, na Av. da Universidade, 2175, no Benfica, em Fortaleza, Ceará, Brasil.

Venha! Você vai dar o maior ponto!

SERVIÇO

ELE É ELA COM MUITO HUMOR

30 de Luana do Crato

Local: Teatro Chico Anysio – Av. da Universidade, 2175

Dias: 1°, 02, 03, 04 de agosto de 2024

Horário: 20h

Entrada: 1 kg de alimento não perecível

Informações: (85) 999 91 0460 – 999 79 8513

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *