O resultado preliminar do 14° Edital Ceará das Artes, da SECULT-CE, divulgado em 13 de maio de 2025, causou um verdadeiro transtorno entre artistas de todas as linguagens representativas no estado do Ceará. O carro-chefe das reclamações foi a pontuação dada pelos pareceristas (avaliadores). Notas destoantes como por exemplo: zero dado a um Festival de Dança com mais de 25 anos de tradição e história, e demais outras coisitas, causaram muita indignação no mundo da arte em todo o estado do Ceará, principalmente em Fortaleza.


O MAU HUMOR DOS HUMORISTAS
Aqui, vamos nos deter apenas na nossa linguagem, o humor. E o que foi que aconteceu neste edital, que deixou alguns humoristas tão mau humorados?
Vamos lá!
Dos 100 (cem) inscritos na linguagem (foram exatamente cem), mais de 50% não pertencem à categoria do humor. E dos classificados nesta 1ª etapa, mais da metade é a outras linguagens. Então, pergunta-se: “para que há editais específicos, se, gente de qualquer linguagem pode se inscrever, invadindo um a linguagem do outro?”
Respaldado nesta indagação, o humorista Luciano Lopes (Luana do Crato), um dos não classificados, puxou um movimento nas redes sociais, convocando colegas para irem à sede da SECULT-CE (Secretaria da Cultura do Ceará), em busca de colher informações sobre esta situação. Em torno de 18 pessoas, entre humoristas e produtores compareceram. Foram bem recebidos, e representantes da secretaria falaram que iriam ver com carinho a questão em pauta; prometendo, inclusive, uma nova publicação dos resultados. Daí, a expectativa acalmou um pouco aos classificáveis. Mas, a ansiedade continua.
ENCONTRO NO MUSEU DO HUMOR/TEATRO CHICO ANYSIO/ASSOCIAÇÃO DOS HUMORISTAS
Uma nova reunião foi convocada para o Teatro Chico Anysio. Dia 20 de maio. 15h. Na ocasião foi decidido que os humoristas classificáveis entrariam com pedido de recurso, junto à SECULT-CE, pedindo que a questão fosse analisada, e, classificados na linguagem, somente artistas que realmente fazem parte do humor. Luciano Lopes fez uma pesquisa sobre os classificados não humoristas, e colocou os dados da mesma à disposição para que os colegas os anexassem em seus recursos.
Jader Soares, presidente da Associação do Humoristas Cearenses – ASSO-H, falou sobre um ofício (recurso) que enviou para SECULTFOR (Secretaria da Cultura de Fortaleza), há dois anos, a respeito de um outro edital, o IX EDITAL DAS ARTES DE FORTALEZA, tratando da mesma situação. Ou seja, isso é algo recorrente. Este Edital da SECULTFOR, teve resultado divulgado no dia 24 de janeiro de 2023.


OUTRA IDA À SECULTFOR E MAIS UMA NOVA SITUAÇÃO
Dia 20 de maio/2025, os humoristas Ernesto Martins, presidente do Fórum Cearense de Humor – FOCHUM e Luciano Lopes foram, desta vez à SECULTFOR, já se precavendo do que “pode vir por aí”. Este caso específico refere-se ao Edital Prêmio Arte e Leitura que está para ter seu resultado proclamado. A questão é que numa publicação do Diário Oficial do Município com os nomes dos PARTICIPANTES DO CERTAME, já foi observado que muitos inscritos não pertencem à linguagem do humor. A SECULTFOR prometeu estar atenta à questão. Agora “o remédio é esperar!”